Todas as drogas têm, pelo menos, algum tipo de efeito negativo para o usuário. A cocaína está entre as mais perigosas. E você, sabe o que acontece quando a pessoa cheira pó?
A substância extraída da folha da coca é originária da América do Sul, mas pode ser sintetizada de diversas formas e é traficada para as mais diversas partes do mundo. Seus efeitos são percebidos no curto prazo e tornam-se devastadores ao longo do tempo.
Apesar da proibição desse entorpecente, ele é um dos mais consumidos. E não se engane pensando que são somente jovens inexperientes que acabam caindo nessa armadilha. O índice de trabalhadores que tornam-se usuários é enorme.
Isso ocorre porque a cocaína dá a falsa sensação de maior resistência e ânimo. A taquicardia e a dopamina liberada após a inalação do pó atrai caminhoneiros, seguranças e outros trabalhadores que precisam passar longos períodos acordados ou em estado de alerta em suas atividades.
O problema maior vem quando surgem efeitos colaterais e a pessoa não consegue mais de desvencilhar por ter se tornado dependente da droga. Aí é preciso ter apoio da família e de uma clínica especializada em desintoxicação para que seja possível se reabilitar.
Seja por curiosidade ou por temer que alguma pessoa próxima esteja se drogando com cocaína, acompanhe a seguir uma lista de sintomas característicos do vício. Logo mais você saberá o que acontece quando a pessoa cheira pó.
Efeitos da cocaína no organismo
A cocaína apresenta não apenas o extrato natural da coca, como também outras substâncias químicas que fazem parte do seu refinamento. Há, inclusive, traficantes que adicionam substâncias incomuns e mais baratas na mistura para ampliar seus lucros, tornando a droga ainda mais tóxica.
Por ser inalada, ela vai diretamente para os pulmões. Ao fazer o percurso pelas vias aéreas, afeta diversas estruturas. É comum que os pelos que filtram o ar da respiração caiam e a pessoa apresente sangramentos frequentes no nariz.
Depois que chega no pulmão, a droga percorre a corrente sanguínea. O efeito é rápido, pois não demora mais do que alguns segundos para a substância afetar o sistema nervoso central.
Se você prestar atenção, pode perceber com facilidade o que acontece quando a pessoa cheira pó. Os sintomas principais são os seguintes:
1. Sensação de euforia
O sintoma mais facilmente observado e, infelizmente, buscado por quem é viciado em cocaína é a euforia. A droga estimula o cérebro a ficar em alerta, inclusive potencializando a autoconfiança e a sociabilidade.
Nesse sentido, a pessoa que cheira pó fica mais falante, extrovertida e destemida. Ela diminui a sua necessidade de dormir e até mesmo de comer, mas sem sentir muito cansaço.
No entanto, o efeito não dura muito tempo. Sendo assim, o que acontece quando a pessoa cheira pó é querer sempre a próxima dose, o que leva ao ciclo vicioso.
2. Insônia
Por afetar as atividades cerebrais e a liberação de neurotransmissores, a pessoa dorme menos ou simplesmente não sente a necessidade de dormir por longos períodos. Em contrapartida, o organismo continua demandando do descanso do sono. Por isso, são comuns acessos de raiva e de nervosismo.
3. Paranoia
Alguns usuários apresentam sintomas como paranoia, alucinações e comportamento desorientado. Esse é o resultado desencadeado pelas alterações no organismo que afetam o sistema nervoso.
Em casos extremos, podem ser observados tremores, esvaziamento involuntário do intestino ou da bexiga e contrações musculares semelhantes a uma convulsão.
4. Alterações cardiovasculares
O pó aumenta rapidamente a pressão arterial, um perigo para quem já tem histórico de doenças cardiovasculares. O coração também começa a bater mais acelerado, pois ele demanda de um consumo de oxigênio maior para funcionar adequadamente.
São inúmeros os reportes de casos de infarto, arritmias e até mesmo AVCs decorrentes do uso de cocaína.
5. Problemas respiratórios
Embora possa ser consumido de outras formas, o que acontece quando a pessoa cheira pó é um dano constante às vias nasais e demais órgãos do sistema respiratório. Por isso, podem ser observadas constipações no nariz, semelhantes a rinite e sinusite.
Lesões pulmonares são outra consequência negativa. Pouco a pouco as mucosas podem ser necrosadas e levar a uma hemorragia ou embolia.
Como tratar o vício em cocaína
Agora que você já sabe o que acontece quando a pessoa cheira pó, não deixe de procurar ajuda caso esteja enfrentando problemas com essa ou outras drogas. Entre em contato conosco e conheça nossas metodologias de tratamento.