Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre o funcionamento de um centro de reabilitação de drogas. Há um grande preconceito por trás desses ambientes, pois acreditam que é um local apenas focado em ganhar dinheiro. Esse é um tipo de pensamento preconceituoso.
O número de dependentes químicos está cada vez maior no Brasil, onde o acesso a droga lícita e ilícita é facilitado. O problema é que os dependentes químicos encontram dificuldades em admitir que precisam de ajuda, demandando da ajuda de familiares e amigos para procurar ajuda.
Como funciona o centro de reabilitação de drogas?
O uso de drogas é um fenômeno que tem crescido no mundo todo, o que pode levar uma pessoa a se tornar dependente desse tipo de substância. Os dependentes químicos costumam perder o controle do uso da droga, tendo a substituição das suas atividades principais, como trabalho e lazer.
Muitos dependentes também apresentam comportamentos agressivos, persistência do uso mesmo com os efeitos negativos. A presença de uma vontade incontrolável em usar a droga em algum momento também pode ser um sinal de que a pessoa está apresentando uma dependência.
A dependência química traz diversos prejuízos para a vida do paciente, seja no seu corpo físico, mas também no âmbito social. Por isso, é uma situação que demanda cuidados especiais, que seja conduzido por uma equipe de profissionais multidisciplinares, ou seja, um grupo de diferentes profissionais que vão unir os seus conhecimentos para poder oferecer um atendimento integral.
Tratamento da dependência química
O dependente químico vai procurar por ajuda em um estabelecimento de saúde, que pode ser a internação em um local de instituição psiquiátrica, uma unidade de básica de saúde ou por uma instituição como o centro de reabilitação de drogas.
O problema do paciente pode ser especifico a alguma dependência química, mas também os de ordem psiquiátrica. Algumas pessoas procuram esses locais por conta dos seus problemas físicos que o excesso da substância causou, seja em um momento crônico ou específico.
O tratamento deve ser conduzido de acordo com as características da pessoa, além do tipo de droga que usa. É analisado no centro de reabilitação o padrão e a quantidade que a pessoa usa e também a presença de problemas físicos e emocionais.
A partir de um diagnóstico sobre a dependência química, há a indicação de um acompanhamento através de uma equipe de profissionais que vai fornecer um tratamento a médio ou longo prazo para garantir que vai obter sucesso nessa jornada. Não é incomum que hajam recaídas ao longo do processo.
Nos centros de reabilitação, o paciente vai encontrar uma equipe de profissionais prontos para oferecer o melhor tratamento, contando com um local que é acolhedor e com ambientes que proporcionam a esse momento delicado um momento mais confortável.
Dessa maneira, ao identificar os principais sintomas e sinais da dependência química, é muito importante procurar por ajuda em ambiente especializados no tratamento. Quanto mais cedo a ajuda for encontrada, melhores serão os resultados, de maneira mais efetiva.