É preciso conhecer as dicas de tipo de internação: como fazer uma Internação Compulsória. Sobretudo quando esse tipo de medida é adotado quando os meios extra hospitalares são esgotados e não há solução para que o viciado possa abandonar o uso de drogas lícitas e/ou ilícitas.
Há três tipos de internação para um paciente por motivo de drogas, que é a internação voluntária, internação involuntária e a internação compulsória. Cada uma acontece por meio de processos específicos que as distinguem, o ponto em comum é a internação quando não há mais possibilidades de tratar de forma convencional.
Qual a diferença entre os tipos de internação?
A principal diferença é em relação ao consentimento do usuário de drogas sobre seu destino de internação. Onde a internação voluntária ele reconhece que precisa de tratamento específico e aceita ser conduzido para fazer tratamento de dependência química e alcoolismo numa clínica de recuperação.
Já a internação involuntária, o dependente químico não consegue enxergar que está doente e o uso das drogas fará mal a si mesmo, fazendo com que uma pessoa da sua família possa acionar o poder judiciário com laudo psiquiátrico pedindo intervenção e em seguida a internação para ser feito o tratamento de dependência química e alcoolismo.
Já na internação compulsória há um consenso entre profissionais da saúde, médicos especializados em saúde mental, que solicitará a internação do usuário de drogas quando for visualizada a necessidade, emitindo laudo médico e ação judicial sem que seja necessário ação familiar.
Dicas de tipo de internação: como fazer uma Internação Compulsória?
Durante a internação o paciente passa por avaliações médicas se realmente foi necessário tão ação, para que o judiciário possa prosseguir com o processo de internação compulsória nos padrões da legalidade sem emissão de erros por conta do ato. É um tipo de internação bastante problematizado pelos meios sociais.
O pedido da internação será levado à Vara da Família com fundamentos de que o usuário não pode tomar decisões sozinho acerca de sua saúde física, social e mental. Vemos também que a necessidade de tratamento de dependência química e alcoolismo é um caso de saúde pública e deve ser tratada como tal.
Dentre as dicas de tipo de internação: como fazer uma Internação Compulsória, a que mais se destaca é que a família precisa saber que a medida de internação compulsória sempre visa a proteção total dos interesses do usuário pelo Ministério Público, ou seja, essa medida não é tomada para puni-lo, mas sim para tratá-lo.
Quanto tempo de internação o paciente leva?
Não é indicado o poder judiciário falar o tempo de internação que o interno levará, pois só o quadro clínico e evolução do caso é o que irá estabelecer o tempo de internação e tratamento, pois a complexidade do tratamento de dependência química e alcoolismo é quem determinará o tempo.
A mesma lei que assegura este tipo de internação, Lei 10.216/2001, diz que é de direito do paciente ter sempre a presença médica que o assegure a necessidade sobre a conduta da internação involuntário ou compulsória, esclarecendo qualquer dúvida sobre o procedimento e as razões pelas quais ocorreu a internação numa clínica de recuperação.
Como é o tratamento?
Será feito como todos os outros, com planos terapêuticos individuais a partir da avaliação realizada pelos profissionais, para que haja a desintoxicação e continuidade do abandono do uso dos entorpecentes, com apoio psicossocial e auxílio médico em todos os momentos.
O tratamento medicamentoso na clínica de recuperação é realizado geralmente no período de abstinência. Eles são dados de acordo com a os sintomas e o tipo de droga que era utilizada, tendo profissionais que avaliarão toda a terapêutica e tratamento.
O interno ficará em aposentos na clínica de recuperação, onde terá estrutura capaz de recebê-lo com toda cautela, bastante humanizados, visando também que ele esteja num ambiente higienizado, com direito a alimentação e demais necessidades humanas básicas.
Conclusão
A Clínicas de Recuperação Casoto de Drogados e Alcoólatras atua há 16 anos no combate ao vício as drogas. Oferecendo uma excelente estrutura que possibilita um ambiente tranquilo, favorável para o tratamento de dependência química e alcoolismo. Além de oferecer uma equipe de profissionais experientes que indicam o melhor tratamento.
Chame agora via WhatsApp: (11) 94797-6909