Existem várias clínica de dependentes químicos em SP, devido justamente ao fato de que a dependência química tem aumentado de forma absurda e feito muitas vítimas. A dependência química já é considerada doença pela OMS desde 2001, inclusive foi a responsável pela Lei 10.216 de 06 de abril de 2001 sobre a internação involuntária.
Atualmente as drogas estão trazendo tantos problemas que em São Paulo o próprio governador decidiu intervir solicitando internação compulsória do pessoal que fica frequentemente na Cracolândia. Todo o povo brasileiro assistiu aos embates envolvendo essa questão da dependência química e muitas pessoas passaram a considerar as clínicas boa opção.
Por que as clínicas de recuperação são a melhor opção?
Porque em uma clínica de recuperação o dependente tem todo o tratamento possível, além de contar com uma equipe multidisciplinar para orientar e tratar de forma que o paciente se sinta recuperado ao sair do centro. A clínica é capaz de preparar o paciente até para as futuras recaídas que costumam ocorrer logo após a recuperação.
Além de contar com atendimento especializado o paciente acaba por fazer o tratamento para dependência química e alcoolismo de forma correta e sem nenhum erro, afinal está sendo avaliado constantemente. O ideal é que a clínica de recuperação possua tanto tratamento psicológico, físico e espiritual.
Afinal, é do conhecimento de todos que o dependente químico não tem plena consciência dos seus atos, e, portanto, fica incapaz de responder por suas ações. Além de é claro não reconhecer que está doente o dependente ainda é capaz de trazer alguns problemas afinal a pessoa que está na dependência não reconhece a moralidade e ética.
Como ocorre a internação involuntária?
A internação involuntária deve ser solicitada quando o dependente não aceita ajuda e não reconhece seu problema, o que costuma acontecer na maioria dos casos. O dependente químico por vezes acabara pondo em risco sua vida e a de terceiros também, visto os problemas que o envolvimento com drogas gera.
A família ao reconhecer que o dependente químico não quer nenhuma espécie de ajuda e não possui interesse algum em se internar, então a família deve simplesmente tomar as rédeas da situação e dessa maneira ir atrás de um local para que a internação ocorra de forma satisfatória e sem nenhum problema.
A Lei 10.216 de 06 de abril de 2001 ampara a família na solicitação da internação involuntária, para que a família consiga então proteger a integridade física e psicológica do paciente. Dessa maneira o processo não é burocrático, torna-se necessário apenas que o paciente passe por uma avaliação psicológica e psiquiátrica e receba um atestado.
O médico responsável então faz a avaliação e logo emite um laudo que deve conter o CID da doença e a informação do porque o paciente não está apto a responder por si. Dessa maneira a família torna-se a principal responsável pelas decisões sobre a vida do seu familiar. Após a internação começam então as etapas do tratamento.
Como escolher a melhor clínica de dependente químico em SP?
Na hora de escolher a clínica de recuperação a família pode acabar ficando com muitas dúvidas a respeito dos procedimentos e em questão dos ambientes disponíveis. Aqui vão algumas dicas de quais são as análises que você deve fazer ao procurar uma clínica de recuperação e solicitar uma internação involuntária.
Saiba que o ideal é sempre procurar a clínica que fica mais próxima a sua residência, em São Paulo existem muitas clínicas que realizam tratamentos para dependência química. Mas, é importante escolher a melhor clínica possível visto que seu familiar ficará internado (a) lá. Dessa forma, visitar os locais, avaliar o ambiente, pesquisar bem torna tudo mais fácil.
A melhor clínica de recuperação é feita de uma boa equipe médica e multidisciplinar, o ideal é que fique bem próxima da natureza dessa maneira o paciente se sente mais conectado e consegue recuperar um pouco mais de sua força.
Conclusão
A Clínica de Recuperação Casoto vem recuperando vidas a 16 anos, tirando da dependência química e ajudando a se reintegrar de forma correta a sociedade. Visite nossa unidade em São Paulo e venha tirar todas as suas dúvidas!